23.11.07

Receita da toalhinha


A toalha é feita a partir do centro. Comece com 90 corr.
carr: 1 p.a. na quarta corr. a contar da agulha.: um ponto alto, pula 2 corr e assim por diante até a quarta carreira. A partir da quinta carreira começa o talo da folha seguindo o gráfico (lindo!) abaixo no sentido de baixo para cima.
Concluída a primeira metade da toalha, corte a linha e reinicie no mesmo lugar que você começou as 90 corr e faça a outra metade para baixo. (seguir o gráfico acima)


Folhas do trevo: comece com 14 corr.
carr: 1 p.a. na 8ª corr a contar da agulha; 2 corr. pule 2 corr, 1 p.a. na corr seguinte; 2 corr, pule 2 corr; 1 p.a. na próxima corr.
2ª e 3ª carr: volte com 5 corr; 1 p.a. na próxima corr; 2 corr, pule 2 corr; um p.a. na 3ªcorr.
( findas as 3 primeiras carreiras, obtêm-sem um quadrado com 9 pontos abertos, ou seja 3 carreiras, cada uma com três pontos abertos: um p.a + 2 corr+1p.a.+2corr+1p.a. +2corr+1p.a)
carr: 4 p.b. em volta do último ponto feito; 5 corr; pule um espaço; 9 p.b. na seguinte corr; 5 corr; pule 1 espaço; 4 p.b. na próxima corr. volte.
carr: 9 p.a com uma corr entre cada ponto alto na seguinte alça de 5 corr; um p.b no canto; 9 p.a. com uma corr entre cada um na próxima alça de 5 corr e um p.b.x. no canto. Arremate. Primeira parte do trevo completada. São necessárias 3 partes para cada trevo, presas com um p.b. em dois cantos. ( veja a foto do trevo que talvez facilite a compreensão já que não tem gráfico).

Flores: comece com 7 corr e um p.b.x para formar um anel.
carr: 3 corr; 17 p.a. no anel e 1 p.b.x. na 3ª das 3 corr do início da carreira para fechar.
carr: 3 corr; 1 nó em relevo ( = 5 p.a. no seguinte p.a.. Retire a agulha da alça; introduza a agulha no 1º dos 5 p.a. e puxe uma laçada; 1 p.b.x.); 2 corr = 1 nó em relevo no seguinte p.a. Repetir até formar a flor com 18 nós.
(o ponto nó é semelhante ao ponto pipoca. A diferença é que no nó você faz os cinco p.a. -ponto alto- completos, retira a agulha da alça final, introduz sobre o primeiro ponto alto dos cinco, passa por trás e pega a alça que que você retirou da agulha após feito o quinto p.a. e puxa até o primeiro, dando um franzido ou um relevo).
No total faça 10 flores e 6 trevos de 3 folhas. Agrupe.
Faça o acabamento com a linha branca em volta de toda a toalha.

O acabamento não consegui decifrar e fiz quatro carreiras aleatórias. Espero que tenha dado para decifrar. As explicações em azul, não pertencem à receita original, apenas adicionei tentando dar um melhor entendimento.

Um comentário:

Vânia Dias disse...

Olá!
Obrigada pela sua AMIZADE e pelo seu CARINHO...desejo um FELIZ NATAL e PROSPERO ANO NOVO com muita PAZ e ALEGRIA!!!
bjs
Vânia
...>>FazendoCrochê<<...